Prorrogado prazo de votação no Orçamento Participativo Transfronteiriço
19 Novembro, 2016Piscina Municipal ainda mais acessível para todos
31 Xaneiro, 2017Desporto, acessibilidade e lazer são os interesses comuns eleitos no OPT 2017
Já são conhecidos os três projetos que a população de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño quer ver concretizados em 2017, no âmbito do primeiro Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT).
Cerca de 200 cerveirenses e tominenses elegeram o desporto, a acessibilidade e o lazer como os interesses comuns a reforçar neste novo ano.
Terminado o período de votação do OPT Cerveira-Tomiño a 31 de dezembro de 2016, duas centenas de pessoas de ambos os concelhos participaram e selecionaram os três projetos preferidos, de um total de seis, cuja implementação será trabalhada e executada ao longo do ano pelos duas autarquias.
No eixo da Educação, os votantes escolheram a realização do “1º Campus Desportivo Cerveira-Tomiño” que procura incutir os valores de tolerância, cooperação, interculturalidade e respeito entre crianças e jovens de ambas as vilas, bem como fomentar o conhecimento cultural e social mútuo, o desporto saudável e a competitividade sem violência”. As atividades previstas (torneios entre colégios, futebol, natação, piragüismo, etc.) vão desenvolver-se entre os meses de janeiro e julho do corrente ano.
Na Ação Social, o projeto mais votado foi a implementação de um “Programa transfronteiriço para a informação, apoio e visibilidade das problemáticas de acessibilidade”, que visa consciencializar para as problemáticas de exclusão motivadas por incapacidades físicas e intelectuais, e aumentar a informação e o conhecimento mútuo da problemática em ambos concelhos. Entre as ações programadas, a decorrer entre fevereiro e novembro, está a realização de um inventário de obras de eliminação de barreiras físicas, sensoriais e cognitivas, de umas jornadas de sensibilização e de um projeto roteiro transfronteiriço acessível e ponto de informação transfronteiriço.
Festa da Amizade
Por último, na área de Cultura, a proposta selecionada foi a “Festa da Amizade Tomiño-Cerveira”, que contempla distintas intervenções para a dinamização artística, cultural e desportiva dos dois concelhos e o fomento do intercâmbio artístico-cultural. Atividades musicais, rotas de remo e canoa, tertúlias, arte urbana e celebração do “Aniversário Amizade Cerveira-Tomiño”, são algumas das ações englobadas neste projeto a desenvolver entre janeiro e junho.
Integrado na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño 2014-2020, o Orçamento Participativo Transfronteiriço é um projeto piloto de promoção da participação pública e de cidadania transfronteiriça que faz parte de uma candidatura mais abrangente e conjunta dos dois concelhos, à primeira convocatória do INTERREG VA.