Qualquer iniciativa deverá ser apresentada obrigatoriamente pelo menos por uma entidade, uma associação ou um cidadão particular de cada um dos dois concelhos. O envio das propostas realiza-se através de um formulário disponível na web (participacerveiratomino.eu) e poderá fazer-se acompanhar de um vídeo promocional com um máximo de 3 minutos. Esta mesma página tem à disposição o público um fórum de debate, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de ideias ou estabelecer possíveis parcerias para os projetos.
Entretanto, algumas entidades estão a trabalhar em simultâneo na elaboração de várias propostas, e uma equipa técnica do OPT está a prestar o apoio necessário às entidades para levar a cabo as ideias previstas.
O Orçamento Participativo Transfronteiriço trata-se de um projeto pioneiro na Euroregião Galicia-Norte de Portugal que visa implicar as populações de Cerveira e Tomiño na procura de soluções para as necessidades comuns. Integra a Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Tomiño-Cerveira, projeto cofinanciado ao 75% polo Programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.
Uma vez finalizado o prazo de apresentação, as propostas serão analisadas até ao dia 7 de dezembro e, após um período de reclamação, cerveirenses e tomiñenses podem votar no seu projeto preferido entre o 20 de dezembro de 2017 e o 20 de fevereiro de 2018 na própria web do OPT.
Mais informação sobre o OPT 2018: http://participacerveiratomino.eu/