logos-eurocidade-version-2logos-eurocidade-version-2logos-eurocidade-version-2logos-eurocidade-version-2
  • Proxecto
  • Eurocidade
    • Cerveira/Tomiño
    • Axenda Estratéxica
    • Parque da Amizade
    • Documentación
    • About us
  • Participación
    • OPT
    • Valedoras
  • Servizos
    • Servizos Compartidos
    • Actividades
    • Axendas Culturais
    • Cerveira – Tomiño Online
  • Economía
  • Novas
  • Contacto
Galego
  • Português
✕
Cerveirenses e tomiñenses trabalham para concretizar projetos comuns
19 Decembro, 2014
Amizade Cerveira-Tomiño alargada ao ténis
23 Abril, 2015

Eco-Parque Transfronteiriço de 15ha integra projetos prioritários da cooperação Cerveira-Tomiño

28 Marzo, 2015

Procurando promover e dinamizar as potencialidades de um território comum, os concelhos de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e Tomiño (Galiza) vão avançar com um conjunto de projetos de âmbito transfronteiriço a implementar e candidatar a fundos comunitários, designadamente ao INTERREG V-A. A constituição do Eco-Parque Transfronteiriço ‘Castelinho-Espaço Fortaleza’ de 15ha, através da ligação de uma ponte pedonal sobre o rio Minho, é uma das prioridades apresentadas, esta manhã, no Auditório de Goian, Tomiño, durante as 1ªs Jornadas da Amizade Cerveira-Tomiño.

Fomentando o conceito de ‘um destino, dois países’, a valorização do rio Minho surge, neste contexto, como um elemento aglutinador de desenvolvimento de diversas vertentes. A existência de dois parques urbanos e de lazer nas margens do rio Minho – “um em frente do outro”, com uma oferta diversificada e complementar de valências -, suscitou a aposta num Eco-Parque Transfronteiriço que resultará da junção do Parque de Lazer do Castelinho (Vila Nova de Cerveira e do Espaço Fortaleza de Goián (Tomiño), com uma área atual de seis ha mas que, a médio prazo, com as ampliações previstas pelos dois Concelhos, corresponderá a uma área total de 15 ha.

Ponte pedonal e ciclável

A concretização deste projeto só será possível através da ligação das duas margens através de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho numa extensão de 300m, fazendo a ligação entre os dois parques. Os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño vão agora proceder à elaboração dos estudos e projetos necessários para a execução deste projeto, prevendo apresentar uma candidatura ao próximo programa INTERREG V-A durante o segundo semestre de 2015.

Os vários intervenientes nas 1ªs Jornadas da Amizade foram unânimes ao realçar que a materialização desta estratégia a incidir sobre o rio Minho possibilitará uma ampla dinamização de outras áreas, nomeadamente a dinamização do turismo fluvial, com a melhoria de condições de pontões de acostagem para embarcações turísticas, com a beneficiação do Cais de Pesca e da Doca de Recreio de Vila Nova de Cerveira, bem como com a recuperação do cais do ferry de Goián para apoio à pesca e desportos náuticos. Não obstante, a mobilidade transfronteiriça também será alavancada com a ponte pedonal, nomeadamente a estação ferroviária de Vila Nova de Cerveira como nó de transporte no Vale do Minho Transfronteiriço.

Durante a sessão de abertura, a alcaldeza de Tomiño, Sandra Gonzalez, sublinhou “a vontade política de dois governos locais preocupados em alcançar novas fontes de financiamento para desenvolvimento futuro deste território comum”. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realçou a existência “de projetos e ambições conjuntas que podem ser enquadrados no novo QREN”, de maneira que “as jornadas não são o fim de um trabalho, mas devem ser encaradas como um capítulo de um grande livro, ou seja, esta cooperação tem de ser dinamizada no dia-a-dia, potenciada para que nunca tenha um final”. Fernando Nogueira destacou ainda a importância da cooperação entre municípios vizinhos preconizada na recente assinatura do Pacto do Rio Minho Transfronteiriço: “Era inquestionável o valor do rio Minho para estas localidades, mas hoje ficou bem vincado que a estratégia tem de passar por este recurso natural”, disse.

Definir prioridades

Representado pela Diretora do AECT-GNP, Maria Geraldes, o presidente da CCDR-N, Prof. Emídio Gomes, endereçou uma mensagem aos presentes, reconhecendo e valorizando a metodologia utilizada no trabalho iniciado pela dinâmica designada Amizade Cerveira-Tomiño. “O objetivo é definir as prioridades de desenvolvimento deste território onde residem cerca de 23 mil pessoas, e que tem privilegiado a promoção do debate e participação pública, a recolha de sugestões e a auscultação dos agentes locais e as entidades regionais, às quais a CCDR-N também se associou. (…) Por esse motivo, acolhemos com bom grado esta iniciativa, bem como outras, como a do Pacto do Rio Minho Transfronteiriço, recentemente assinado”. Já o Director Geral de Administração Local, D. José Alberto Pazos Couñago, frisou a importância desta cooperação como “exponencial”, e que “o projeto e as jornadas devem implementar-se como um novo passo sem voltar atrás. O Minho, pela vontade destes dois concelhos deixou de ser fronteira de água para concretizar-se em oportunidade para o encontro e para a amizade”.

A realização de quatro Focus Group e destas 1ªs Jornadas resultam na Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño que estabelece as orientações estratégicas e define as linhas de ações e as prioridades em quatro eixos: o rio Minho, um recurso comum a potenciar; a mobilidade transfronteiriça e desenvolvimento territorial sustentável; gestão partilhada dos serviços e equipamentos públicos locais; o desenvolvimento económico desde a cooperação inteligente.

Recorde-se que a Comissão Europeia adotou, no passado mês de fevereiro, o novo programa de cooperação transfronteiriça – INTERREG V-A – entre Espanha e Portugal, no valor de mais de 288 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Novas relacionadas

A Eurocidade Cerveira-Tomiño une á mocidade a través da música
27 Marzo, 2023

A Eurocidade Cerveira-Tomiño une á mocidade a través da música


Ler máis
Tomiño e Cerveira presumen de deportistas ‘olímpicos’
15 Marzo, 2023

Tomiño e Cerveira presumen de deportistas ‘olímpicos’


Ler máis
As novas Valedoras Transfronteirizas queren rachar con burocracias “incoherentes”
10 Marzo, 2023

As novas Valedoras Transfronteirizas queren rachar con burocracias “incoherentes”


Ler máis


Avisos Legais
Política de privacidade
Política de cookies


Praça do Município
4920-284 Vila Nova de Cerveira
Portugal


+351 251 708 020



Praza do Seixo, 1
36740 – Tomiño (Pontevedra)
España


+34 986 62 20 01/02/03

Galego
  • Português
  • Galego