Baixo Miño e norte de Portugal traballarán xuntos na profesionalización do seu agro
29 Marzo, 2019‘Rio Minho’: Criada a marca de identidade para o território transfronteiriço
15 Abril, 2019Jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño juntos em Torneio de Remo Indoor
Cerca de uma centena de jovens cerveirenses e tomiñenses, nascidos entre 2001 e 2008, participou, esta sexta-feira, no Torneio de Remo Indoor Eurocidade Cerveirea-Tomiño, integrado num dos projetos vencedores da edição 2018 do Orçamento Participativo Transfronteiriço, “Naútica para Todos”. Iniciativa promoveu a aprendizagem da modalidade e o intercâmbio entre os jovens dos dois lados da fronteira.
Fomentar a atividade desportiva e de lazer inclusivo e sensibilizar os jovens para a importância da cooperação transfronteiriça são os principais objetivos do projeto ‘Naútica para Todos’, promovido em conjunto pela Asociación de Persoas con Discapacidade Vontade, de Tomiño, e pela Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira. Neste sentido, a sua implementação no terreno dividiu-se em duas vertentes, a inclusiva e a escolar.
Numa primeira fase, entre julho e setembro do ano passado, cerca de 200 pessoas com mobilidade reduzida tiveram a oportunidade de entrar numa embarcação adaptada e desenvolver duas atividades de navegação fluvial, o turismo e a orientação inclusiva.
Segunda fase
Entre os meses de outubro e novembro, implementou-se a segunda fase do projeto “Naútica para Todos”, que consistiu na divulgação da prática do remo, junto das comunidades escolares dos dois concelhos. A Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira ficou encarregue de promover a prática do remo entre os estudantes da Eurocidade, levando os ergómetros (simuladores de remo) a alguns estabeleciemntos de ensino dos dois concelhos, e convidando a experimentar este desporto perante a presença de um monitor especializado.
A atividade culminou, na passada sexta-feira, com a organização do ‘Torneio da Amizade’, uma competição de remo indoor na qual participaram aproximadamente 100 jovens, os três com melhores resultados de Cerveira e de Tomiño por idade e género, eleitos previamente em fase classificatória. Mais do que competição, o momento serviu para fomentar laços de amizade entre os participantes.