Candidatura Amizade Cerveira-Tomiño quer efetivar ‘desfronteirização’
27 Xaneiro, 2016Cerveira e Tomiño apresentaram candidatura ao POCTEP à comunidade local
1 Marzo, 2016Rio Minho alvo de prospeção para projeto da ponte pedonal Cerveira-Tomiño
Durante dois dias, as margens do rio Minho, na zona do Castelinho/Fortaleza, vai ser alvo de trabalhos de prospeção para recolha de informação detalhada que sustente a viabilidade da futura construção de uma travessia pedonal que ligue as duas margens.
Projeto integra a candidatura recentemente apresentada pela UNIMINHO ao INTERREG V-A.
A sondagem ao curso de água, efetuada por uma empresa especializada, vai decorrer nos próximos dias, numa extensão de 300 metros entre o Parque de Lazer do Castelinho e o Espaço Fortaleza, área previamente identificada pelos dois concelhos vizinhos como ideal para a concretização desta intenção.
Conhecimento geográfico exaustivo
A intervenção preparatória visa obter um conhecimento geográfico exaustivo do troço de água internacional naquela zona, de forma a dotar os dois concelhos geminados de dados específicos que suportem uma posterior elaboração do projeto.
Durante as 1as Jornadas da Amizade, realizadas em Março de 2015, os dois autarcas realçaram a vontade política de dois governos locais preocupados em alcançar novas fontes de financiamento para desenvolvimento futuro de um território comum. Fernando Nogueira e Sandra González partilham a necessidade de delinear uma estratégia integrada e concertada que potencie o valor inquestionável do rio Minho.
Recorde-se que no âmbito da assinatura da Carta da Amizade entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño, a constituição de um Eco-Parque Transfronteiriço ‘Castelinho-Espaço Fortaleza’ de 15ha, através da ligação de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, constitui-se como uma das prioridades. A existência de dois parques urbanos e de lazer nas margens do rio Minho, com uma oferta diversificada e complementar de valências, tem captado as atenções de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño para um projeto de cooperação transfronteiriça, mas que só será viável através de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho que faça a ligação entre as duas margens.
Após várias reuniões formais e informais, envolvendo e auscultando a população local e diversas entidades de âmbito nacional e internacional, através da realização de Focus Group, a intenção da construção da travessia pedonal sobre o rio Minho foi integrada na candidatura recentemente apresentada pela UNIMINHO ao INTERREG V-A Portugal/Espanha, denominada VISIT O RIO MINHO.
Iniciada substituição de árvores no Castelinho
Na sequência da requalificação do Parque de Lazer do Castelinho e após análise técnica municipal realizada em novembro passado e corroborada no local por técnicos externos especializados em arboricultura, a autarquia cerveirense, suportada no parecer da Agência Portuguesa do Ambiente, vai igualmente avançar com a substituição de algumas árvores naquele espaço publico, por razões de segurança e saúde pública.
Estão sinalizadas algumas árvores de grande porte, sobretudo os choupos, que se encontram secas e outras em risco de colapso parcial ou mesmo integral. A intervenção no terreno apresenta-se como uma solução urgente para a preservação e salvaguarda da integridade do Parque de Lazer do Castelinho e dos seus milhares de utilizadores.