Cerveira e Goian promovem Judas transfronteiriço
5 Outubro, 2014Prémio Artistas do Alto Minho e Galiza 2014
7 Outubro, 2014Cerveira e Tomiño acolhem I Simpósio Internacional de Escultura do Minho até 28 de setembro
Durante 17 dias, seis artistas de renome internacional trabalham ao vivo pedras de grandes dimensões transformando-as em valiosas obras de arte. O I Simpósio Internacional de Escultura do Minho, organizado pelos Concelhos de Cerveira e Tominho, no âmbito da Carta da Amizade, pretende ser um espaço de experiência e liberdade criativa e proporcionar um momento íntimo entre artistas e comunidade em geral.
Entre 12 e 28 de setembro, o espaço contíguo à Fortaleza de Goián, Tominho, com uma bela paisagem sobre Vila Nova de Cerveira através do rio Minho, é o cenário de um evento singular de escultura ao ar livre, convidando as populações a interagir mais estreitamente.
Num ambiente de culto à natureza, os seis escultores selecionados estão a trabalhar as suas criações artísticas para, no final, ficarem três obras para os espaços públicos de Vila Nova de Cerveira e outras três para o Concelho de Tominho.
Amantes das artes e da escultura
Unidos por um acordo transfronteiriço, Vila Nova de Cerveira, ‘Vila das Artes’, e Tominho, ‘Terra de Artistas’, lançaram o desafio para um projeto comum que unifique e identifique as populações destes dois Concelhos como amantes das artes e da escultura.
Destacando um projeto repleto de novidades, a alcaldeza de Tominho, Sandra Gonzalez, garante que este evento homenageia os escultores e a arte da escultura e que será consolidado nas próximas edições, autenticando o lema de que Tominho é ‘Terra de Artistas’, “mantendo viva a chama da arte no concelho porque vai alimentar a criatividade do futuro”.
O autarca de Vila Nova de Cerveira afirma que este evento vem estreitar ainda mais a cooperação entre estes dois Municípios ribeirinhos e reforçar o pacto de amizade consubstanciado no dia 11 de junho de 2014, através da Carta da Amizade. Fernando Nogueira sublinha que este I Simpósio Internacional de Escultura do Minho insere-se no conceito reconhecido além-fronteiras de Vila Nova de Cerveira como ‘Vila das Artes’, contribuindo para potenciar a promoção da atratividade artística, ao mesmo tempo que enriquece os espaços públicos municipais.
Tendo como mentor o escultor de Tominho Nando Álvarez que passa grande parte do seu trabalho a desenvolver simpósios de escultura na Europa, Ásia e América, o I Simpósio Internacional de Escultura do Minho mobiliza seis escultores oriundos da Bielorrússia, Taiwan, Itália, EUA, México, e Portugal, por pensarem a escultura em pedra hoje e explorarem as suas qualidades, abrindo-lhe novas fronteiras, não se confinando à tradição, mas procurando novos caminhos de presente e futuro.