Cerveira e Tomiño promovem Fim-de-Semana Saudável conjunto
5 Outubro, 2014Cerveira e Goian promovem Judas transfronteiriço
5 Outubro, 2014Concelho acolheu simulacro transfronteiriço no rio Minho para testar ARIEM 112
Centena e meia de operacionais de 30 entidades de Portugal e Espanha participaram, esta quarta-feira, 14 de maio, em Vila Nova de Cerveira, na realização de um simulacro de naufrágio de uma embarcação de recreio em águas internacionais do rio Minho. A operação serviu para testar o projeto de Assistência Recíproca Inter-regional em Matéria de Emergências.
A ação consistiu no resgate de 11 vítimas, entre feridos, mortos e desaparecidos. Do lado português as operações envolveram o Comando Distrital de Operações de Viana do Castelo e Bragança, bombeiros de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Valença e os mergulhadores de Viana do Castelo e de Caminha, Polícia Marítima, INEM, GNR, PSP e Proteção Civil.
Tendo acompanhado o desenrolar dos trabalhos, o vice-presidente do executivo cerveirense e responsável pela Proteção Civil do concelho, Vítor Costa, salientou a importância destes simulacros como garantia de que os meios de socorro e salvamento disponíveis dos dois lados do rio Minho estão articulados e conseguem dar uma resposta eficaz e eficiente aquando a ocorrência de alguma situação de perigo.
O projeto da Assistência Recíproca Inter-regional em Matéria de Emergências (ARIEM 112) ou ‘112 transfronteiriço’ consiste numa plataforma informática, através da qual são feitos os pedidos de ajuda e accionados os meios inseridos nessa plataforma. Em funcionamento pleno a partir de junho próximo, este sistema abrangerá as regiões do Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão.
Co-financiado a 75% pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, o ARIEM 112 teve um investimento global de 400 mil euros, contando, ainda com um investimento de 600 mil euros até ao final do primeiro semestre de 2015 pela Junta da Galiza, igualmente co-financiado em 75%.