Após um período de votação de dois meses, já são conhecidos os resultados de participação e os projetos vencedores do OPT 2018 Cerveira-Tomiño. Mais de 1300 pessoas registaram-se na plataforma, dos quais 57,98% cerveirenses e 42,01% tomiñenses, emitindo um total de 1908 votos distribuídos pelas três áreas de intervenção definidas.
Das oito propostas submetidas, os cerveirenses e tominenses elegeram as seguintes: na área da ‘Educação e Cultura’, a iniciativa que sugeria a promoção de ‘Atividades Artísticas Dirigidas à Comunidade Escolar dos Dois Concelhos’, apresentada pela da Escola Superior Gallaecia e pela Mesa de Anpas dos centros educativos de Tomiño, foi aquela que arrecadou mais votos, num total de 496 votos; no âmbito ‘Desportivo e Lazer’, a proposta ‘Desporto Náutico para Todos’, da Associação Vontade e da Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira, foi a eleita pelas populações, com 447 votos; e no ‘Território e Meio Ambiente’, os votantes optaram pelo projeto da ‘Criação de uma App de Turismo Acessível’, promovida pela Escola Superior Gallaecia, Acapo e Vontade, num total de 228 votos.
Esta segunda edição do OPT Cerveira-Tomiño fica marcada pelo êxito da participação quando comparada com 2017 – experiência piloto – que registou 200 votos procedentes de 91 votantes. Conhecidos os projetos vencedores, as duas autarquias vão agilizar com os proponentes a concretização das ideias eleitas por ambas as comunidades ao longo do corrente ano.
De salientar que a iniciativa do OPT é pioneira na Euroregião Galiza-Norte de Portugal incluída na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Tomiño-Cerveira, projeto cofinanciado ao 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.