logos-eurocidade-version-2logos-eurocidade-version-2logos-eurocidade-version-2logos-eurocidade-version-2
  • Proxecto
  • Eurocidade
    • Cerveira/Tomiño
    • Axenda Estratéxica
    • Parque da Amizade
    • Documentación
    • About us
  • Participación
    • OPT
    • Valedoras
  • Servizos
    • Servizos Compartidos
    • Actividades
    • Axendas Culturais
    • Cerveira – Tomiño Online
  • Economía
  • Novas
  • Contacto
Galego
  • Português
✕
Amizade de Cerveira e Tomiño alargada a oficinas de formação para crianças
5 Outubro, 2014
Caminhada da Amizade
Cerveira e Tomiño promovem Caminhada da Amizade
5 Outubro, 2014

Autarcas de Cerveira e Tomiño reafirmam amizade com visão no futuro

5 Outubro, 2014
Carta da Amizade para celebrar os 10 anos da Ponte Internacional

Uma verdadeira festa galaico-minhota assinalou, a 11 de junho, o aniversário da Ponte da Amizade, com a formalização da “Carta da Amizade” que reforça os laços entre os municípios vizinhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. Intervenções dos representantes municipais recordaram o passado, mas focaram-se no futuro com algumas intenções já firmadas no documento.

Cerca de meio milhar de pessoas, cerveirenses e tomiñenses, fizeram parte das comemorações do décimo aniversário da Ponte Internacional sobre o rio Minho – Ponte da Amizade, e concentraram-se no meio da travessia para assistir ao assinalar de um marco histórico.

Marcaram ainda presença algumas individualidades e entidades direta ou indiretamente ligadas à construção desta travessia, nomeadamente o Engenheiro Luís Braga da Cruz, o ex-alcaide de Tomiño, representantes da CCDR-N e da Junta da Galiza, a diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal, entre outras entidades concelhias. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira lamenta o facto de ter endereçado convite aos ex-autarcas do concelho envolvidos no processo, Germano Cantinho e José Manuel Carpinteira, e que, por razões que desconhece, não estiveram presentes na cerimónia.

Não existen fronteiras

Os bombos do concelho de Vila Nova de Cerveira (Cornes, Covas, Loivo, Nogueira e Sopo), o Rancho Folclórico e Infantil de Gondarém e as trovoadas de Tomiño abrilhantaram a cerimónia, com os seus sons e trajes tradicionais.

Durante a sua intervenção, a alcaldesa de Tomiño frisou que a construção desta travessia representou “mais do que uma grande obra”, demonstrando que os povos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño sempre estiveram unidos, não existindo fronteiras.

Sandra Gonzalez afirmou que a Ponte da Amizade significou para Tomiño centralidade – colocando o concelho entre dois pólos importantíssimos, Porto e Vigo – e conectividade – recorrendo ao exemplo do comboio de Vila Nova de Cerveira, fundamental para a comunidade tomiñense. “Costumo dizer que Tomiño tem comboio, por isso queremos potenciar este meio de transporte”, assegurou.

Agilizar as relações

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sublinhou que a Ponte da Amizade representou um marco histórico, “a concretização de um sonho de muitos anos que permitiu agilizar as relações entre as duas comunidades vizinhas, aprofundar laços históricos, relançar o intercâmbio comercial e reforçar os laços culturais”.

Fernando Nogueira afirmou que a Euro-Região Galiza-Norte de Portugal “ficou mais valorizada com a supressão de um constrangimento na mobilidade entre estas duas margens do rio Minho e a consequente potencialização das relações transfronteiriças”.

Numa perpetiva futura, o edil cerveirense manifestou vontade de alargar ainda mais esta ‘ponte’ de amizade através da consolidação das relações bilaterais entre cerveirenses e tomiñenses, e a formalização do trabalho que já se faz em conjunto, “de forma a contribuir para uma maior integração deste municípios na Euro-Região e ajudar a construir um futuro melhor para as próximas gerações”.

Cooperação

As vereadoras da cultura de ambos os municípios, leram a “Carta da Amizade” que potencia a realização de iniciativas comuns no âmbito cultural e desportivo e as amplia a outras áreas, nomeadamente na cooperação urbanístico-ambiental; na valorização do património natural e cultural, com especial enfoque para a área envolvente do rio Minho; na promoção da gestão partilhada de equipamentos e serviços públicos de ambas as entidades; e na definição do modelo de gestão para o futuro deste projeto avaliando a necessidade de criar um organismo com personalidade jurídica para a implementação do programa de acção de cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño.

Após a assinatura da Carta da Amizade, as coletividades presentes usaram a Ponte da Amizade como palco para atuação e demonstração dos seus usos e costumes ao nível da música e dança, uns de cada lado, para no final se juntarem numa verdadeira festa galaico-minhota, misturando-se.

Novas relacionadas

A Eurocidade Cerveira-Tomiño une á mocidade a través da música
27 Marzo, 2023

A Eurocidade Cerveira-Tomiño une á mocidade a través da música


Ler máis
Tomiño e Cerveira presumen de deportistas ‘olímpicos’
15 Marzo, 2023

Tomiño e Cerveira presumen de deportistas ‘olímpicos’


Ler máis
As novas Valedoras Transfronteirizas queren rachar con burocracias “incoherentes”
10 Marzo, 2023

As novas Valedoras Transfronteirizas queren rachar con burocracias “incoherentes”


Ler máis


Avisos Legais
Política de privacidade
Política de cookies


Praça do Município
4920-284 Vila Nova de Cerveira
Portugal


+351 251 708 020



Praza do Seixo, 1
36740 – Tomiño (Pontevedra)
España


+34 986 62 20 01/02/03

Galego
  • Português
  • Galego